Muito mais do que um detalhe que pode mudar completamente uma residência. A forma como a luz solar incide em cada cômodo pode determinar o nível de conforto do ambiente, tanto no verão quanto no inverno. Por isso, na hora de comprar um imóvel, é importante entender e avaliar qual a posição do sol na localização pretendida.
Pensa em comprar um imóvel? Confira agora o que você precisa saber sobre a posição solar!
O que é posição solar?
A posição do sol de uma propriedade, como o nome sugere, refere-se à sua posição em relação aos raios solares. Geralmente se refere à direção para a qual aponta a fachada do imóvel. Por exemplo, se a posição do imóvel está indicada como sendo a norte, isso significa que sua frente está voltada para essa direção. Na sequência, detalhamos cada uma dessas posições, suas vantagens e desvantagens. Confira!
Norte
Para quem está no hemisfério Sul, como no Brasil, o lado norte é o que mais recebe incidência solar durante todo o ano. Essa é a posição solar preferida de muitas pessoas, principalmente de quem mora nas regiões menos quentes do país. No verão, o sol incide na face norte durante a manhã e até o meio da tarde. No inverno, o sol incide sobre a face norte durante todo o dia.
Sul
O lado sul de um imóvel recebe a menor quantidade de luz solar durante o dia, tanto no inverno quanto no verão. Portanto, se você deseja uma propriedade com muita luz, evite locais diretamente ao sul do sol. Esta é uma boa escolha se você mora em uma cidade muito quente e quer evitar o calor.
Leste
Como é onde o sol nasce, as propriedades voltadas para o leste pegam a maior parte do sol pela manhã, quando o clima é mais ameno. Este local é recomendado para quem gosta de noites frescas. No lado oeste, o sol cai e é mais intenso ao longo da tarde. Como resultado, a sala tende a ficar bastante quente à noite.
Oeste
No lado oeste, os raios solares incidem durante toda a tarde e o sol é mais forte. Por isso, o cômodo tende a ficar muito quente durante a noite.
Posição solar para cada cômodo
Salas
Tanto a leste, quanto a norte, sala e varanda costumam ficar bem frescos. Se posicionados a oeste, ficam mais aquecidos e podem ser favorecidas pela presença de plantas e flores, que conferem clima mais ameno aos ambientes.
Quartos
Dê preferência aos lados norte ou leste, pois devem ser bem iluminados. Quando necessário, instale cortinas para bloquear o sol.
Cozinha
Neste cômodo, calor em excesso pode prejudicar os alimentos e você não precisa ficar no sol o dia todo. Por isso, o mais recomendado é a norte. Mas lembre-se que o cômodo precisa receber luz para evitar mofo e umidade.
Banheiro
Como na cozinha, o mais recomendado é posicioná-lo do lado norte, uma vez que esse cômodo precisa de luz solar por causa da umidade, mas isso não é um item crítico.
Garagem e lavanderia
São cômodos com menos circulação e não precisam de muita luz . Portanto, eles podem até apontar para o lado sul.
Curtiu as dicas? Agora ficou muito mais fácil analisar a posição solar na hora de adquirir um imóvel.
Acompanhe mais dicas nas nossas redes sociais.